TEPIDARIUM

Home / TEPIDARIUM

O tepidarium era um espaço de ambiente intermédio entre o caldarium e o frigidarium, e no qual os utentes se preparavam antes de aceder à água quente ou fria, ou utilizavam como sala de massagens. Estaria igualmente construída por cima do hipocaustum, para manter a temperatura morna.

O tepidarium das Termas do Mileu é uma sala com 37.8m2, de planta retangular. Deverá ter tido uma banheira encostada a uma das paredes, e bancos nas restantes. Do tepidarium, os utilizadores das termas teriam acesso, a Norte, a um prolongamento do espaço, de forma circular, com 6.60m de diâmetro, e com uma abóbada provavelmente com 3.30m de altura. Esta sala circular será um dos espaços de construção técnica mais complexa no conjunto termal do Mileu. A iluminação das duas salas do tepidarium – a sala retangular e a sala circular – seria efetuada através de uma janela termal, colocada na sala contígua, junto à empena da cobertura. Estas janelas seriam fechadas com vidro arquitetónico, do qual foi identificado um número significativo de fragmentos.

A sua função foi a de servir enquanto cobertura ou proteção de óculos, ou de janelas, protegendo do frio, mas permitindo sobretudo a entrada de luz nos compartimentos. Uma vez que o vidro era um produto dispendioso e pouco abundante não seria utilizado em todos os edifícios, denunciando ambientes de aculturação mais pronunciada.