ESTRUTURAS MEDIEVAIS
As escavações arqueológicas realizadas no sítio do Mileu permitiram identificar vestígios estruturais e materiais da época medieval.
Na zona mais a nascente da área intervencionada, foram identificadas as ruínas de muros, algumas delas correspondentes a uma grande estrutura (Edifício F). Esta apresenta-se, tanto ao nível de orientação como da tipologia de construção, distinta das anteriores estruturas de época romana, sobrepondo-se inclusivamente a um desses edifícios (Edifício E).
A sua planta, embora incompleta, apresenta uma tipologia retangular com uma orientação tendencialmente Norte-Sul. Os muros em granito têm, nas faces exteriores, pedras de grande dimensão e enchimento com pedras mais pequenas e materiais de construção romanos reaproveitados.
Para a sua construção foram abertas valas de fundação, que posteriormente seriam colmatadas com sedimentos os quais continham materiais cerâmicos balizáveis nos séculos XII/XIII.
No entanto, desconhece-se a sua funcionalidade.
Quanto a vestígios materiais medievais, foram encontradas panelas, potes e jarros com asa puncionadas, com perfil em S, com bordos arredondados e canelura no exterior. Estes materiais revelam cozeduras predominantemente redutoras, e fabricados a torno rápido, e indicam a presença de atividades do quotidiano.